Controle seu celular pelo PC com esta nova ferramenta gratuita para Android (sem root)
Com os smartphones tomando conta do mercado e a popularidade destes dispositivos sempre em alta, a participação dos PCs atualmente segue tímida nesta geração, mas de qualquer forma os desktops sempre terão um lugar especial no coração de todo mundo – seja no âmbito doméstico ou corporativo, certo?
Muitas pessoas ainda se sentam de frente para seus computadores por conta da correria do trabalho durante o dia, mas os olhos e atenção continuam direcionados para o celular a cada instante – porque os aplicativos nunca dormem.
Foi pensando nisso que um nova ferramenta que atende pelo nome de “scrcpy” nasceu para facilitar a integração entre PC e celulares Android, de graça e sem a necessidade de root no robozinho.
Tudo que você precisa é uma conexão USB e ADB (Android Debug Bridge) para conferir a mágica em segundos.
O scrcpy é um projeto independente que funciona em Windows, Mac e Linux. Ele trabalha executando um servidor no próprio dispositivo. Desta forma, o scrcpy se comunica com o servidor através do protocolo ADB. Sua tela é transmitida como um vídeo codificado em h.264, que então é decodificado e exibido pelo aplicativo. O suporte a teclado e mouse é enviado ao servidor e apresentado ao dispositivo.
Com um design leve, desempenho rápido com baixa latência e conceito não intrusivo, o scrcpy é um aplicativo muito bacana com foco na usabilidade e produtividade, sendo ainda bem fácil de instalar.
- Após concluir o download é hora de descompactar o arquivo e adicionar a localização do adb.exe (dentro da pasta extraída) à sua variável PATH.
- No Windows 10: Propriedades do sistema > Variáveis de ambiente, clique em “caminho” na caixa inferior e, em seguida, clique em Editar. Agora é só colar o caminho completo C:/Users/(seu usuário)/adb.exe
- Ative o ADB em seu celular/tablet e confirme quando o dispositivo solicitar a conexão.
- Digite scrcpy na linha de comando dentro da pasta extraída anteriormente.
Fonte: https://www.tudocelular.com/